MÉTODO GRAFICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DE PROGRAMAÇÃO LINAER.
Objectivo Geral: Resolver
problemas de programação linear, usando o método gráfico a partir do seu modelo
matemático.
Fundamentação teórica
O
método gráfico, devido às suas limitações é usado apenas para resolução de
problemas de programação linear com duas variáveis. Visto que se vai trabalhar
no sistema bidimensional, o que dificulta a inserção de mais variáveis. Neste
método, cada restrição corresponde a uma equação que ao ser representada no
plano cartesiano é uma recta que pode ser constante, linear ou afim.
Uma das maiores vantagens é o facto deste método
ser simples, precisando apenas de conhecimentos básicos como representação
gráfica de rectas e também não precisa de muitas iterações para se conseguir o
resultado, já a sua maior limitação tem a ver com o facto deste não ser usado
na resolução de problemas com mais de duas variáveis.
Conceitos
básicos
Solução viável: é uma solução em que todas as restrições
e as condições de não negatividade são satisfeitas.
Solução inviável: é uma solução em que ao menos uma
restrição ou uma condição de não negatividade não é satisfeita.
Região viável: é o conjunto de todas as soluções
viáveis.
Solução óptima: é aquela, dentre todas as soluções viáveis, que produz o melhor (maior ou
menor) valor da função objectivo.
Metodologia de Resolução
1.
Obter o modelo matemático do problema de Programação Linear.
2.
Representar as restrições no gráfico e obter a região viável.
3.
Localizar a solução óptima pelo método de ensaio-erro, isto é:
·
Obter os pontos de
intersecção das restrições na região viável (ou os pontos das soluções
viáveis).
·
Avalia-los na função
objectivo e escolher o melhor valor para Z (máx. ou Min.)
Exemplo 1
Numa
fábrica são produzidos dois tipos de produtos: A e B. os lucros unitários
associados aos artigos A e B são, respectivamente, 3 e 2 USD. Para a produção
de um artigo do tipo A são necessários 2 kg de metal e 5 horas de trabalho de
um operário. Para a produção de um artigo do tipo B são necessários 4 kg de
metal e 2 horas de trabalho de um operário. Semanalmente a fábrica dispor-se de
20 kg de metal e 45 horas de elaboração.
O
gerente da empresa pede para determinara quantidade de cada produto em kg, que
se deve produzir de modo a obter um lucro máximo.
Solução
- Apresentação do modelo matemático do problema:
Definição
das variáveis
: Quantidade em kg do produto A
: Quantidade em kg do produto B
Função
objectivo
Sujeito
a:
- Resolução do modelo pelo método gráfico:
Aplicando
o método gráfico e, como resultado das restrições do modelo matemático,
obtêm-se duas rectas abaixo representadas.
|
|
Identificada
a região viável, obtêm-se os seguintes pontos:
Buscando
as coordenadas do ponto B pela intersecção das rectas
e
, vem:
Resolvendo
o sistema, obtêm-se as soluções
. Achando os valores da função objectivo nos pontos
encontrados, tem-se:
Como
, então o ponto óptimo é
.
R:
Para maximizar o lucro da fábrica, é
necessário produzir 8,75 kg do produto A e 0,625 kg do produto B, para se obter
um lucro de 27,5 Usd.
Exercício
1. Uma
empresa fabrica os produtos A e B que são vendidos a $20 e $30 por unidade,
respectivamente. Para a fabricação de uma unidade de A é necessário 1 hora da
máquina 1 e 3 horas da máquina 2, enquanto que para fabricar uma unidade de B
são necessárias 3 horas da máquina 1 e 4 horas da máquina 2.
A
empresa possui 2 horas para máquina1 e 4 horas para máquina2. Para produzir 1
unidade de A, gasta-se $12/ unidade e para B $20 unidades.
Determine
a quantidade de cada produto, de modo que o lucro da empresa seja maximizado.
Conclusão
Concluise que o método
gráfico permite solucionar problemas de optimização, com muita facilidade e sem
muitos rodeios.
BIBLIOGRAFIA
1. Goldbarg, M. C., & Luna, H. P.
(2005). Otimização Combinatória e
Programação Linear: Modelos e Algoritmos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier.
2. Hillier, F. S., & Lieberman, G.
J. (2010). Introdução à Pesquisa
Operacional. Porto Alegre: McGraw-Hill e
bookman.
3. TAHA, H. A. (2008). Pesquisa Operacional: uma visão geral.
São Paulo: Pearson Prentice Hall.
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