Objectivo Geral: Resolver
o problema de transporte, usando alguns métodos como o Canto Noroeste.
Fundamentação Teórica
Temos que transportar
produtos das várias origens onde estão estocados para vários destinos onde são
necessários. Conhecemos os custos unitários de transporte de cada origem para
cada destino (Cij - custo unitário de transporte da origem i para
o destino j). Devemos decidir quanto transportar de cada origem para
cada destino (Xij- quantidade a ser transportada da origem I para o
destino j.
Definição: O
problema de transporte é uma classe especial de problemas de programação linear
que trata do envio de uma mercadoria, de origens para destinos.
Tem como objectivos:
(1) Determinar uma programação que
minimize o custo total de expedição e ao mesmo tempo, satisfazer os limites de
fornecimento e demanda.
(2) Completar a transferência dos produtos com o menor
custo possível.
Obs.: O problema de
transporte pode ser equilibrado ou não. O problema de transporte não equilibrado
ou tem sistemas não equilibrados acontece quando a necessidade a ser
transportada é diferente da necessidade do destino, o que é muito comum
acontecer, neste caso cria-se uma linha fantasma representando a quantidade
excedente ou faltante. Caso contrário é equilibrado.
Modelagem do
Problema de Transporte










.
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Nesta
figura há m origens e n destinos, cada um representado por um
nó. Os arcos representam as rotas que ligam as origens aos destinos. O arco
(i,j), que liga a origem i ao destino
j, nos dá duas informações: 1) o
custo de transporte por unidade, cij; e 2) a quantidade enviada, xij.
A quantidade de suprimento na origem i
é ai e a quantidade de demanda no destino j é bj.
O
objectivo do problema é determinar as incógnitas xij que minimizarão o custo
total de transporte e, ao mesmo tempo, satisfarão todas as restrições de
suprimento e demanda.
Solução para o problema do
transporte
A solução do problema do transporte, como todo problema representado por
um modelo de programação linear, pode ser obtida por um método especifico.
Entretanto, devido as suas características especiais do problema de transporte,
podemos descrever e utilizar um método que, tem os cálculos simplificados.
Uma solução básica para o
problema é um conjunto de
valores a transportar que obedecem a duas condições:
v Satisfazem as restrições de
origem e destino;
v
Não apresentam circuitos entre as variáveis básicas. Por circuitos
devemos entender uma poligonal fechada construída no sentido das linhas
ou colunas, ligando variáveis básicas.
Para achar a solução básica inicial, dentre vários métodos utilizaremos
o método do Canto Noroeste e a
análise das variáveis básicas será feita com recurso ao método de Stepping Stone.
Método do canto noroeste
A partir da célula superior esquerda transportamos o máximo possíveI da
origem ao destino correspondente. Esse procedimento zera a disponibilidade da
linha ou da coluna da célula. O próximo transporte será feito na célula
contigua (à direita ou abaixo) que tenha disponibilidade de linha e coluna
correspondente. O método do canto noroeste garante a não-formação de circuitos
entre as variáveis básicas, além de satisfazer as condições de contorno
(restrições de origem e destino).
Exemplo:
A LK
Cimentos, Ld tem três fábricas de
cimentos: uma em Benguela, uma no Kwanza Sul e outra em Luanda, e duas grandes
centrais de distribuição: uma no Huambo e a outra no Bié. As capacidades das
três fábricas por dia são de 1000, 1500 e 1200 sacos de cimento. As demandas
diárias nas duas centrais de distribuição são de 2300 e 1400 sacos de cimentos.
O mapa de distâncias entre as fábricas e as centrais de distribuição é dado na
seguinte tabela:
|
Huambo
|
Bie
|
Benguela
|
1000
|
2690
|
Kwanza Sul
|
1250
|
1350
|
Luanda
|
1275
|
850
|
A
empresa transportadora encarregada no transporte dos sacos de cimento cobra 8
centavos por saco. Os custos de transporte por carro nas diferentes rotas,
arredondadas para o valor mais próximo, contam na seguinte tabela:
|
Huambo
|
Bie
|
Benguela
|
80
|
215
|
KwanzaSul
|
100
|
108
|
Luanda
|
102
|
68
|
Rede de Transporte






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.
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Tabela de Transporte ou Matriz de Transporte
|
Huambo
|
Bie
|
|
Benguela
|
80
X11
|
215
X12
|
1000
|
Kwanza Sul
|
100
X21
|
108
X22
|
1500
|
Luanda
|
102
X31
|
68
X32
|
1200
|
|
2300
|
1400
|
|
Passos para a
resolução do problema de transporte:
1-
Analisar se o problema é balanceado ou não, isto é, total do fornecimento =
total da demanda ou diferentes.
2- Se
for balanceado achar a solução básica inicial, tendo como número de variáveis
básicas m + n - 1, onde m é o total de fornecimento e n
o total da demanda. Caso não seja balanceado, introduzir um fornecimento
fictício ou uma demanda fictícia, conforme o caso, para que o problema se torne
balanceado. A solução básica inial é achada tendo em conta o Método
do canto noroeste;
3-
Achar a solução óptima pelo método
stepping stone ou pelo método dos
multiplicadores.
Solução:
m+n-1=3+2-1=4; fornecimento = demanda →
3700=3700
Tabela Inicial (método do canto
noroeste)
|
Huambo
|
Bie
|
|
Benguela
|
80
1000
|
215
0
|
1000
|
Kwanza Sul
|
100
1300
|
108
200
|
1500
|
Luanda
|
102
0
|
68
1200
|
1200
|
|
2300
|
1400
|
|
Método Stepping Stone
Tabela Inicial (método do
canto noroeste)
|
Dever
|
Miami
|
|
Los Angeles
|
80
1000
|
215
0
|
1000
|
Detroit
|
100
1300
|
108
200
|
1500
|
Nova Orleans
|
102
0
|
68
1200
|
1200
|
|
2300
|
1400
|
|

X31
= 102-68+108-100= 42 Todas as
variáveis não básicas são positivas, logo, esta é solução óptima.
Solução:
Customim
= 80x1000+1300x100+200x108+1200x68=313.200
Rede
de transporte do cimento da empresa Lk.










.

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BIBLIOGRAFIA
1. Goldbarg, M.C. Luna, H.P.L. (2005) Otimização Combinatória e Programação Linear.
Modelos e Algoritmos. 2ª Edição. Editora Campus.
2.
Hillier F. S., Lieberman G. J. (2010) Introdução à Pesquisa Operacional. 8ª
Edição. Editoras Mc Graw Hill e bookman.
3.
Taha, Hamdy A. (2008) Pesquisa Operacional: Uma Visão Geral. 8ª Edição. São
Paulo. Pearson Prentice Hall.
4.
Ramalhete, Manuel; Guerreiro, Jorge; Magalhães,
Alípio – Programação Linear,
Volume 1. Alfragide: McGraw-Hill, 1984.
5.
Tavares, L. Valadares; Oliveira,
R. Carvalho; Themido, I. Hall; Correia, F. Nunes – Investigação Operacional. Alfragide:
McGraw-Hill, 1997.
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